terça-feira, 15 de julho de 2008

Um segredo, uma resposta - Dry Neres




Eu vou te falar, mas promete não contar pra ninguém? ... Eu confio em você, é claro. Mas é que... Eles vão me chamar de louca! ... O que foge aos padrões, interroga as crenças dos que acreditam que viver pela metade já é o suficiente, que viver com um tapa-olho é muito bom. Eu não sei se devo... As pessoas estão cada vez mais enfiadas em suas cascas, em roupas velhas e autoritárias que fizeram com que elas vestissem. Ensinam que não se pode falar de boca cheia, mas se pode encher os bolsos com o sangue e da fome do seu próximo. Não se pode andar nu, mas se pode roubar das crianças o sorriso. Precisamos ir à igreja, tomar o café pela manhã, ter um esposo amável, filhos bonzinhos e máscaras... máscaras para ir ao supermercado, para ligar a televisão, para... Pára!

Eu acho melhor eu não falar nada mesmo... Até você vai querer me cruxi-Ficar! Mas é tão crucial, é tão forte o que eu tenho pra dizer... Engraçado, eu descobri isso a pouco tempo. E é como segurar um globo em chamas. Bom, na verdade tem mais tempo... Mas eu não sabia o que fazer com isso.

As pessoas, me assustam! DesAlmados... Eu vejo a todo instante se falar em mortes, bombas, terror, mas o que mais me deixa angustiada é uma violência que não se combate tão facilmente... É a violência da fome e da miséria que milhares de filhos desta e de outras terras sofrem, nesse exato momento. Tá... Eu sei que você quer muito saber... mas ainda não me sinto... sinto!

Tá! A verdade é que hoje dois pássaros conversaram comigo. (eu disse que você iria me olhar assim!) ... Eles me contaram como é estar mais perto do céu. Me contaram que eles cantam e que a cada som, uma lágrima cai também. Dos muitos que já foram pra lá, dos pássaros que não querem ficar... Aqui! Pousaram em meu ombro, mas não conseguiram ficar por muito tempo. De tudo o que eu posso dizer, eis o segredo! ... Esse é o nosso último momento aqui... Justamente! (já ouvi isso em algum lugar, pareceria clichê, se não fosse considerada a necessidade de repetir sempre!) ... E o que você vai fazer? Pedir desculpas à sua mãe? Gastar todas as suas economias de anos e anos que não serviram pra nada? Vai beijar uma flor? Tirar uma foto na faixa de pedestres enquanto os carros esperam, assim como fez aquela Banda..? (que eu adoro!)

Eu não sei o que vai fazer você... Mas agora, meu último momento aqui, vou sorrir pra mim, deixar essas palavras para você... e tentar achar aqueles pássaros! (só dá tempo de fazer isso!) Sim, e um pedido eu farei aos que voam mais que eu... pra que conversem mais com quem ficar aqui sobre isso! Não dá pra fazer muita coisa quando a gente percebe que só tem esse momento... Só dá pra pensar no que você poderia ter feito! Mas, eu sei... agora faz sentido! Um segredo, uma resposta... meu último momento que vai durar até amanhã, daqui a 20 anos, ou por toda eternidade! Não importa... É meu último momento. Um segredo, uma resposta... e você?

6 comentários:

Anderson Meireles disse...

Máscaras, pássaros, lágrimas, crianças...
Isso tudo cabe dentro do seu universo imenso, de segredos e respostas muitas vezes não dadas. Mas quem sabe uma resposta não dada, não vale mais que uma má resposta. Sei que nada sei.
Sei que qualquer um que te lê, daria um mundo para descobrir...
Um abraço!

Poeta Mauro Rocha disse...

Perguntas e respostas que respondem e perguntam!!! Gosto dos teus textos!!

Tenho um desafio:

Um amigo teve a idéia, quer participar? É o seguinte:

Caso você vá para uma ilha deserta por algum motivo não explicado (LOST) srssrsr, porém é só você e mais ninguém, você tem o direito de levar: 5 discos, 5 filmes, 5 livros apenas para passar o tempo, quais escolheria? Lembre-se só 5 e nada mais, no caso dos discos não pode ser coletânea e se escolher tanto o grupo quanto o cantor, deve informar qual o disco, ex: Michael Jackson (Triller), e os livros o nome do escritor, depois escolha 5 pessoas para fazer o mesmo!!!

5 DISCOS


5 FILMES


5 LIVROS

5 Pessoas para participar

RENATA CORDEIRO disse...

É, realmente, fica em suspenso... Vc faz textos belíssimos para a sua pouca idade. Amiga, estou feliz! Estou melhor, engordei um quilo, agora são 38! Postei sobre um filme, mas qual vc tem de vir aqui:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
não há ponto depois de www
Um beijo,
Renata

prafrente disse...

Diz o poeta:

junta-te aos bons e sê como eles.
Depois junta-te aos maus
e fá-los iguais a ti,
Se puderes...

Mas nunca se sirva da atitude dos outros para se lamentar.
Faça você mesma.Seja você mesma.E contagie o mundo á sua volta com sua alegria, seu sorriso, sua entrega, seu voluntariado.

Eu não vou á igreja para ser melhor que você.Eu vou á Igreja porque me sinto bem...e ponto final.O resto são teorias pessoais...

Um bj de Portugal

Luis Nogueira Damas disse...

Prosa em formato doce brasileiro, com sabor a frutos tropicais

Mandy disse...

Um segredo, uma resposta...

Poucas palavras que resumem absurdamente coisas que há um tempo atordoam meu coração.
Perdi palavras consecutivas para escrever a mesma coisa e, mesmo assim, nem de longe conseguiria ser tão breve e brilhante!

Beijos